29 de nov. de 2010

Jacó, exemplo que Deus muda historias.

O amor que supera, Chamando atenção de Deus.
(Gênesis 25:26) 26  E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou.
Prefacio: O amor que supera, superar- 5.Passar por cima de; passar além de; sobrelevar.
6. Levar vantagem a; sobrepujar, Jacó o Homem que amou tanto a Deus, que levou a ater atitudes desesperadas, que mudou o rumo de Sua Historia.
Jacó- significa Aquele que Aguara, ou segura.
(Gênesis 25:30-33) 30  E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.
31  Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.
32  E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?
33  Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. 34  E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.
Esaú não deu valor naquilo que Deus tinha dado para ele, ou seja, Jacó amava, mas a Deus que Seu irmão. Jacó não Roubou a primogenitura do Seu irmão ele pagou por ela, barato mas pagou.
1° O preço de uma benção, e o começo de um chamado.
(Gênesis 27:13) -13  E disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; somente obedece à minha voz, e vai, traze-mos.
Jacó era um filho obediente aos seus pais, ele não queria enganar seu pai, mas ele obedeceu a voz de sua mãe, Isaque abençoa a Jacó onde começa a Olaria de Deus na vida de Jacó.
(Gênesis 28:7) E que Jacó obedecera a seu pai e a sua mãe, e se fora a Padã-Arã;
Deus estava tirando as moletas de Jacó- Sua mordomia sua mãe.
 Dores de Jacó - (Consciência, Medo, angustia, dores somático emocionais podem não ter qualquer traumatismo físico associado e terem apenas uma origem emocional e ou psicológica.) Deus precisava tratar com no intimo de Jacó.
Escada de Jacó.
Jacó ainda não conhecia a Deus- (Gênesis 27:20) 20  Então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o SENHOR teu Deus a mandou ao meu encontro.
Jacó passou a conhecer a Deus, no dia da escada de anjos.
(Gênesis 28:12-13) 12  E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
13  E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;

(Gênesis 28:18) 18  Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.

As vezes não entendemos o porque Deus coloca pedra em nossos caminho, Ele coloca essas pedras para nos dá habilidade de transforma pedra em altares memoriais em nossas vidas.
Os 4 degraus  da Escada de Jacó.
Acredito que aquela escada tinha 4 degraus, porque a vida de Jacó precisava ser completada por Deus em 4 Áreas. (1° Físico, 2° Sentimental, 3° Intelectual, 4° Espiritual)


Representação Biblica sobra numero 4.
Arca da aliança- 4 faces dentro dela, - Boi, águia, Homem e Leão. Apoc- leão da tribo de Judá
4 evangélicos- Mateus, Marcos, Lucas e João.
4 seres vivente- (Ezequiel 1:5-6) E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem.
E cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas.

1° Físico -(Gênesis 29:10)  10  E aconteceu que, vendo Jacó a Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, irmão de sua mãe, chegou Jacó, e revolveu a pedra de sobre a boca do poço e deu de beber às ovelhas de Labão, irmão de sua mãe.

§  Deus começou a tratar de Jacó, filinho que gostava de tudo na mãozinha, Deus estava tornando um menino em um Homem de Deus.
Deus não dá nada, na mão de Gente Preguiçosa
§  Um sonho Fora do Comum exige paciência fora do comum.

2° Sentimental - (Gênesis 29:10)  18  E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor.19  Então disse Labão: Melhor é que eu a dê a ti, do que eu a dê a outro homem; fica comigo. 20  Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.

(Gênesis 29: 25) 25  E aconteceu que pela manhã, viu que era Lia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que então me enganaste?
Jacó amava Raquel, porém Deus permite que Léia entrasse primeiro na sua vida.
Deus estava tratando na vida de Jacó mostrando que nem tudo era como ele queria à-vontade de Deus estava naquele momento permanecendo na vida de Jacó, pois da descendência de Léia- nasceu Jesus que veio da tribo de Judá filho de Léia. Um novo tratado Jacó faz com labão, mas 7 anos por Raquel.
3° Intelectual (Gênesis: 30:37-43) Desde o trato de seu Salário, Jacó estava usando uma  inteligência dada por Deus e seu tratamento estava no início. Jacó usando de sua Inteligência, tomou a varas verdes de álamo e de aveleira, e de castanheiro e descascou-as em risca e os colocou a frente do rebanho onde estes bebiam água (Gn.30:37-43).
Então os rebanhos concebiam diante das varas e  davam crias salpicadas e malhadas. Jacó foi sábio pois só colocava as varas quando concebiam os animais fortes e quando concebiam os fracos, tirava as varas.
Assim os animais fracos pertenciam a Labão e seu rebanho ficava cada vez mais forte e numeroso.

4° Espiritual (Gn.31:11-13). Neste momento, Deus falou com Jacó e ordenou que ele retornasse a casa de seu pai (Gn.31:11-13
§  Quando Jacó passou o vau de Jaboque (Gn.32:22-32), Jacó ficou aquém da margem do ribeiro naquela noite e um varão (Anjo) lutou com ele até subir a alva (amanhecer). Sabendo que este era um anjo do Senhor, ele não o deixou ir sem que o abençoasse (v.26) então o anjo o abençoou(v.29b) e seu nome foi mudado de Jacó para Israel (Contendedor (Perseverador) com Deus; ou, Deus Contende) (v.28). após ser abençoado, Jacó pôs o nome daquele lugar de Peniel – “Porque tenho visto Deus face a face (v.30). Na luta com o Anjo, este o tocou na coxa deslocando a juntura da coxa de Jacó(v.25) e quando passou a Peniel Jacó saiu mancando da coxa (v.31).
Neste momento, Jacó atingiu a porta no topo da escada, e pode ver tudo o que Deus fez na sua vida, e se transformou de Jacó o suplantador para Israel o contendedor. Antes, Jacó corria para agarrar as chances em sua vida, a partir do Peniel, as chances passariam a vir até ele (Gn.33:1-16) como aconteceu com o seu reencontro com seu irmão.  

Nenhum comentário:

Pesquisa Rapida