25 de nov. de 2010

4 Pilares do Relacionamento com Deus


Livros de Efésios, Jeremias, Mateus, Atos, Hebreus, Salmos, João, 1Coríntios e Marcos.

- Texto inicial: Ef. 3: 20~21:
20. Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,
21. a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
Nós pedimos a Deus, mas Ele é muito mais poderoso para nos conceder muito mais e muito além do que pensamos ou queremos.

Todo relacionamento exige critérios (ou pilares) para se manter. Sem eles os relacionamentos não se sustentam. É necessário preencher requisitos para poder manter os relacionamentos.

Como deve ser nosso relacionamento com Deus? Nosso Deus é um Deus de relacionamento íntimo.

- Texto: Jr. 29: 12~13:
12. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei.
13. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
A bíblia diz que teremos um bom relacionamento com Deus se O buscarmos de todo o coração.
Hoje podemos observar vários modelos de relacionamento com Deus, como as religiões, seitas, exoterismo, etc. Mas quais são os requisitos para estar perto de Deus, os reais requisitos?

  • 1º Pilar: Arrependimento
- Texto: Mt. 3: 2:
2. Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
- Texto: Mt. 4: 17:
17. Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. 
- Texto: At. 2: 38:
38. Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
 Mas, arrependimento de quê?
Jesus Cristo e Pedro falam sempre sobre arrependimento.
Precisamos nos arrepender de nossos pecados e por andarmos distante de Deus.
Só aprendemos a fazer coisas novas quando nos arrependemos dos nossos erros, se não acabamos sempre cometendo os mesmos erros.
Só mudamos quando temos consciência de nossos erros.
O povo de Israel estava muito distante de Deus, então Ele envia Jesus Cristo que por sua vez diz: se arrependam para que voltem a se aproximar de Deus.

  • 2º Pilar: Fé
- Texto: Hb. 11: 6:
6. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
Mas que tipo de fé é esta?

A bíblia fala sobre dois tipos de fé:

- 1ª - Fé comum:
A que todo ser humano tem. A fé para sermos curados, para vermos as coisas acontecerem, para transpor desafios.

- Texto: Sl. 116: 10:
10. Eu cria, ainda que disse: estive sobremodo aflito.
O salmista diz que mesmo aflito e preocupado creu, teve fé. É a fé que Deus deseja que todo ser humano tenha.
Como caminhar sem fé alguma? Impossível.
A fé só pode ser exercitada quando somos provados.
O ser humano só prova a fé na luta, na dificuldade: é uma fé que agrada a Deus. Nos motiva e nos impulsiona a querer Deus.
Fé é como uma corda em que de um lado estamos nós e do outro alguém muito maior: Deus.

- 2ª - Fé para salvação:
Estou no mundo, mas sei que minha hora vai chegar.

- Texto: Jo. 14: 1, 2 e 6:
1. Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.
6. Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Jesus diz que vai preparar lugar para os salvos, para vivermos com Deus eternamente através da fé na salvação e na crença em Jesus. Ele é o caminho para a salvação.
Precisamos ter fé na salvação. Se morrer hoje, será salvo?
Jesus Cristo não diz que é um dos caminhos, mas o caminho, a verdade e a vida.

  • 3º Pilar: Amor a (e de) Deus
- Texto: Jo. 3: 16:
16. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Quando encaixamos nosso nome no texto, no lugar de "mundo", torna-se muito mais pessoal.
Deus enviou Seu filho por cada um de nós.
Jesus Cristo é aquele que veio ao mundo para resgatar o homem para Si.
Hoje a falta de Deus está levando às mais diversas desgraças.
Onde está o amor das pessoas? Não está. Porque falta Deus nas pessoas.
O ser humano, ainda que generoso, sem Deus, não ama.

- Texto: 1Co. 13: 1~3:
1. Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.
2. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
3. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. 
Sem amor, de nada adianta.
Mas a quem precisamos amar?

Precisamos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
O amor só é colocado em nossos corações através do relacionamento com Deus.

  • 4º Pilar: Perdão
Se não perdoo é porque não amo, não tenho o temor de Deus no coração.

- Texto: Mt. 6: 14~15:
14. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará;
15. se, porém, não perdoardes aos homens {as suas ofensas}, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas. 
Se não perdoar, você não recebe perdão.

- Texto: Mc. 11: 25:
 25. E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.
E se quando orar lembrar que ainda existe algo errado e não perdoar, o Pai também não perdoará a ti.
Quando perdoamos recebemos o perdão de Deus.
Quantas pessoas têm vivido uma vida inteira com mágoas? O perdão foi criado como antídoto para nossas mágoas.
O perdão é condição de Deus para termos um bom relacionamento com Ele.
Quanto mais alimentamos mágoas, mais vivemos doentes.

Conclusão:
Tudo depende de como vivemos a Palavra de Deus.
Se quisermos viver à nossa maneira nada dá certo.
Quantas pessoas hoje querem a bênção de Deus, mas não querem o Deus da bênção? Será que Deus é tão pouco a ponto de ser colocado como pronto-socorro ou uma UPA?
Deus quer estar sempre presente em nossas vidas.
Que estejamos desejosos de ter um bom relacionamento com Deus baseado nesses quatro pilares.

Nenhum comentário:

Pesquisa Rapida