29 de nov de 2010

Jacó, exemplo que Deus muda historias.

O amor que supera, Chamando atenção de Deus.
(Gênesis 25:26) 26  E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou.
Prefacio: O amor que supera, superar- 5.Passar por cima de; passar além de; sobrelevar.
6. Levar vantagem a; sobrepujar, Jacó o Homem que amou tanto a Deus, que levou a ater atitudes desesperadas, que mudou o rumo de Sua Historia.
Jacó- significa Aquele que Aguara, ou segura.
(Gênesis 25:30-33) 30  E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.
31  Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.
32  E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?
33  Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. 34  E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.
Esaú não deu valor naquilo que Deus tinha dado para ele, ou seja, Jacó amava, mas a Deus que Seu irmão. Jacó não Roubou a primogenitura do Seu irmão ele pagou por ela, barato mas pagou.
1° O preço de uma benção, e o começo de um chamado.
(Gênesis 27:13) -13  E disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; somente obedece à minha voz, e vai, traze-mos.
Jacó era um filho obediente aos seus pais, ele não queria enganar seu pai, mas ele obedeceu a voz de sua mãe, Isaque abençoa a Jacó onde começa a Olaria de Deus na vida de Jacó.
(Gênesis 28:7) E que Jacó obedecera a seu pai e a sua mãe, e se fora a Padã-Arã;
Deus estava tirando as moletas de Jacó- Sua mordomia sua mãe.
 Dores de Jacó - (Consciência, Medo, angustia, dores somático emocionais podem não ter qualquer traumatismo físico associado e terem apenas uma origem emocional e ou psicológica.) Deus precisava tratar com no intimo de Jacó.
Escada de Jacó.
Jacó ainda não conhecia a Deus- (Gênesis 27:20) 20  Então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o SENHOR teu Deus a mandou ao meu encontro.
Jacó passou a conhecer a Deus, no dia da escada de anjos.
(Gênesis 28:12-13) 12  E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
13  E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;

(Gênesis 28:18) 18  Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.

As vezes não entendemos o porque Deus coloca pedra em nossos caminho, Ele coloca essas pedras para nos dá habilidade de transforma pedra em altares memoriais em nossas vidas.
Os 4 degraus  da Escada de Jacó.
Acredito que aquela escada tinha 4 degraus, porque a vida de Jacó precisava ser completada por Deus em 4 Áreas. (1° Físico, 2° Sentimental, 3° Intelectual, 4° Espiritual)


Representação Biblica sobra numero 4.
Arca da aliança- 4 faces dentro dela, - Boi, águia, Homem e Leão. Apoc- leão da tribo de Judá
4 evangélicos- Mateus, Marcos, Lucas e João.
4 seres vivente- (Ezequiel 1:5-6) E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem.
E cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas.

1° Físico -(Gênesis 29:10)  10  E aconteceu que, vendo Jacó a Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, irmão de sua mãe, chegou Jacó, e revolveu a pedra de sobre a boca do poço e deu de beber às ovelhas de Labão, irmão de sua mãe.

§  Deus começou a tratar de Jacó, filinho que gostava de tudo na mãozinha, Deus estava tornando um menino em um Homem de Deus.
Deus não dá nada, na mão de Gente Preguiçosa
§  Um sonho Fora do Comum exige paciência fora do comum.

2° Sentimental - (Gênesis 29:10)  18  E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor.19  Então disse Labão: Melhor é que eu a dê a ti, do que eu a dê a outro homem; fica comigo. 20  Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.

(Gênesis 29: 25) 25  E aconteceu que pela manhã, viu que era Lia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que então me enganaste?
Jacó amava Raquel, porém Deus permite que Léia entrasse primeiro na sua vida.
Deus estava tratando na vida de Jacó mostrando que nem tudo era como ele queria à-vontade de Deus estava naquele momento permanecendo na vida de Jacó, pois da descendência de Léia- nasceu Jesus que veio da tribo de Judá filho de Léia. Um novo tratado Jacó faz com labão, mas 7 anos por Raquel.
3° Intelectual (Gênesis: 30:37-43) Desde o trato de seu Salário, Jacó estava usando uma  inteligência dada por Deus e seu tratamento estava no início. Jacó usando de sua Inteligência, tomou a varas verdes de álamo e de aveleira, e de castanheiro e descascou-as em risca e os colocou a frente do rebanho onde estes bebiam água (Gn.30:37-43).
Então os rebanhos concebiam diante das varas e  davam crias salpicadas e malhadas. Jacó foi sábio pois só colocava as varas quando concebiam os animais fortes e quando concebiam os fracos, tirava as varas.
Assim os animais fracos pertenciam a Labão e seu rebanho ficava cada vez mais forte e numeroso.

4° Espiritual (Gn.31:11-13). Neste momento, Deus falou com Jacó e ordenou que ele retornasse a casa de seu pai (Gn.31:11-13
§  Quando Jacó passou o vau de Jaboque (Gn.32:22-32), Jacó ficou aquém da margem do ribeiro naquela noite e um varão (Anjo) lutou com ele até subir a alva (amanhecer). Sabendo que este era um anjo do Senhor, ele não o deixou ir sem que o abençoasse (v.26) então o anjo o abençoou(v.29b) e seu nome foi mudado de Jacó para Israel (Contendedor (Perseverador) com Deus; ou, Deus Contende) (v.28). após ser abençoado, Jacó pôs o nome daquele lugar de Peniel – “Porque tenho visto Deus face a face (v.30). Na luta com o Anjo, este o tocou na coxa deslocando a juntura da coxa de Jacó(v.25) e quando passou a Peniel Jacó saiu mancando da coxa (v.31).
Neste momento, Jacó atingiu a porta no topo da escada, e pode ver tudo o que Deus fez na sua vida, e se transformou de Jacó o suplantador para Israel o contendedor. Antes, Jacó corria para agarrar as chances em sua vida, a partir do Peniel, as chances passariam a vir até ele (Gn.33:1-16) como aconteceu com o seu reencontro com seu irmão.  

25 de nov de 2010

4 Pilares do Relacionamento com Deus


Livros de Efésios, Jeremias, Mateus, Atos, Hebreus, Salmos, João, 1Coríntios e Marcos.

- Texto inicial: Ef. 3: 20~21:
20. Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,
21. a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
Nós pedimos a Deus, mas Ele é muito mais poderoso para nos conceder muito mais e muito além do que pensamos ou queremos.

Todo relacionamento exige critérios (ou pilares) para se manter. Sem eles os relacionamentos não se sustentam. É necessário preencher requisitos para poder manter os relacionamentos.

Como deve ser nosso relacionamento com Deus? Nosso Deus é um Deus de relacionamento íntimo.

- Texto: Jr. 29: 12~13:
12. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei.
13. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
A bíblia diz que teremos um bom relacionamento com Deus se O buscarmos de todo o coração.
Hoje podemos observar vários modelos de relacionamento com Deus, como as religiões, seitas, exoterismo, etc. Mas quais são os requisitos para estar perto de Deus, os reais requisitos?

  • 1º Pilar: Arrependimento
- Texto: Mt. 3: 2:
2. Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
- Texto: Mt. 4: 17:
17. Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. 
- Texto: At. 2: 38:
38. Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
 Mas, arrependimento de quê?
Jesus Cristo e Pedro falam sempre sobre arrependimento.
Precisamos nos arrepender de nossos pecados e por andarmos distante de Deus.
Só aprendemos a fazer coisas novas quando nos arrependemos dos nossos erros, se não acabamos sempre cometendo os mesmos erros.
Só mudamos quando temos consciência de nossos erros.
O povo de Israel estava muito distante de Deus, então Ele envia Jesus Cristo que por sua vez diz: se arrependam para que voltem a se aproximar de Deus.

  • 2º Pilar: Fé
- Texto: Hb. 11: 6:
6. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
Mas que tipo de fé é esta?

A bíblia fala sobre dois tipos de fé:

- 1ª - Fé comum:
A que todo ser humano tem. A fé para sermos curados, para vermos as coisas acontecerem, para transpor desafios.

- Texto: Sl. 116: 10:
10. Eu cria, ainda que disse: estive sobremodo aflito.
O salmista diz que mesmo aflito e preocupado creu, teve fé. É a fé que Deus deseja que todo ser humano tenha.
Como caminhar sem fé alguma? Impossível.
A fé só pode ser exercitada quando somos provados.
O ser humano só prova a fé na luta, na dificuldade: é uma fé que agrada a Deus. Nos motiva e nos impulsiona a querer Deus.
Fé é como uma corda em que de um lado estamos nós e do outro alguém muito maior: Deus.

- 2ª - Fé para salvação:
Estou no mundo, mas sei que minha hora vai chegar.

- Texto: Jo. 14: 1, 2 e 6:
1. Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.
6. Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Jesus diz que vai preparar lugar para os salvos, para vivermos com Deus eternamente através da fé na salvação e na crença em Jesus. Ele é o caminho para a salvação.
Precisamos ter fé na salvação. Se morrer hoje, será salvo?
Jesus Cristo não diz que é um dos caminhos, mas o caminho, a verdade e a vida.

  • 3º Pilar: Amor a (e de) Deus
- Texto: Jo. 3: 16:
16. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Quando encaixamos nosso nome no texto, no lugar de "mundo", torna-se muito mais pessoal.
Deus enviou Seu filho por cada um de nós.
Jesus Cristo é aquele que veio ao mundo para resgatar o homem para Si.
Hoje a falta de Deus está levando às mais diversas desgraças.
Onde está o amor das pessoas? Não está. Porque falta Deus nas pessoas.
O ser humano, ainda que generoso, sem Deus, não ama.

- Texto: 1Co. 13: 1~3:
1. Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.
2. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
3. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. 
Sem amor, de nada adianta.
Mas a quem precisamos amar?

Precisamos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
O amor só é colocado em nossos corações através do relacionamento com Deus.

  • 4º Pilar: Perdão
Se não perdoo é porque não amo, não tenho o temor de Deus no coração.

- Texto: Mt. 6: 14~15:
14. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará;
15. se, porém, não perdoardes aos homens {as suas ofensas}, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas. 
Se não perdoar, você não recebe perdão.

- Texto: Mc. 11: 25:
 25. E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.
E se quando orar lembrar que ainda existe algo errado e não perdoar, o Pai também não perdoará a ti.
Quando perdoamos recebemos o perdão de Deus.
Quantas pessoas têm vivido uma vida inteira com mágoas? O perdão foi criado como antídoto para nossas mágoas.
O perdão é condição de Deus para termos um bom relacionamento com Ele.
Quanto mais alimentamos mágoas, mais vivemos doentes.

Conclusão:
Tudo depende de como vivemos a Palavra de Deus.
Se quisermos viver à nossa maneira nada dá certo.
Quantas pessoas hoje querem a bênção de Deus, mas não querem o Deus da bênção? Será que Deus é tão pouco a ponto de ser colocado como pronto-socorro ou uma UPA?
Deus quer estar sempre presente em nossas vidas.
Que estejamos desejosos de ter um bom relacionamento com Deus baseado nesses quatro pilares.

1 de nov de 2010

Sonhe grandes sonhos

"Com a sabedoria edifica-se a casa , e com a inteligência ela se firma pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sorte de bens, preciosos e deleitáveis." PROVÉRBIOS 24. 3-4

Você tem um sonho ou uma visão em seu coração por algo maior do que você experimenta agora? Efésios 3.20 diz que Deus é capaz de fazer infinitamente além e acima de tudo que podemos esperar, pedir ou pensar. Se você não está esperando, pedindo ou pensando, está prejudicando a si mesmo. Você precisa pensar grandes pensamentos, sonhar grandes sonhos e pedir grandes coisas. Você sabia que existe riquezas insondáveis em você? E que o lugar mais rico do mundo é o cemitério? Sabe por que? Porque os maiores louvores, mensagens, projetos e visões, na maioria das vezes foram enterradas por pessoas que não ousaram viverem o que sonharam, por não entenderem que primeiro o Senhor Sonha e depois ele planta em nós seus sonhos para que eu e você “vamos e demos frutos e o nosso fruto permaneça”( Jo 16.15) Se eu e você não temos uma visão ou um Sonho a seguir e perseguir, estamos mortos. Há uma mina de ouro de sonhos, de visões, de habilidades e de força oculta na vida de cada pessoa inclusive na usa é Deus quem planta isso em nós, mas você tem de cavar para encontra-lá! Não permita que o inimigo de nossas almas o diabo roube seus sonhos tomando seu tempo, deixando você magoado(a) ou até mesmo tímido, triste ou oprimido com pessoas que lutam contra você, ou situações adversas que possam te impedir, a sua força motriz é seu sonho, sua visão!! ninguém pode lhe impedir!!! Nem mesmo o diabo. Erga-se hoje e ouse sonhar e viver seus sonhos, você deve buscar profundamente e ir além do que sente que é conveniente. Se você cavar profundamente no Espírito, fará coisas maiores do que qualquer pessoa poderia imaginar. Comece a sonhar ainda hoje... e lembre-se os Sonhos de Deus não podem ser frustrados (Jó 42.2).


Á momentos em minha vida, parece que tudo acabou, que não sou digno ou não nasci para isso, que sou louco com meus sonhos que carrego dentro de mim, amados meu projetos são tão grandes se eu falar aqui vão dizer que sou doido, choro praticamente todos os dias, acordo com as mesma imagens na minha mente, me vejo dentro dos meus sonhos já realizados, sabe sinceramente não tenho palavras para expressar como são enormes os pesamentos que carrego todos os dias pela obra do Senhor Jesus.


Pesquisa Rapida

Thalles Roberto DVD

Loading...